| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Tyranni |
| Infraordem: | Tyrannides |
| Wetmore & Miller, 1926 | |
| Parvordem: | Tyrannida |
| Família: | Rhynchocyclidae |
| Berlepsch, 1907 | |
| Subfamília: | Pipromorphinae |
| Wolters, 1977 | |
| Espécie: | P. chapmani |
O barbudinho-do-tepui é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae.
Seu nome significa: do (grego) phullon = folha; e de skairö = pular, dançar; e de chapmani = homenagem ao ornitólogo e coletor de espécimes americano Frank Michler Chapman-(1864–1945). ⇒ Dançarino de Chapman.
Mede 12 centímetros. Partes superiores em tons oliváceos, mais escuro na coroa. Linha ocular cinza clara, área auricular amarela pontilhada de cinza escuro. Asas e cauda marrons, com rêmiges ornadas de ocráceo, 2 barras em tons ocráceos bem destacadas. Garganta, peito e laterais do corpo em tons amarelados.
Hábitos reprodutivos…
Comum nos estratos médios e baixos de florestas montanas úmidas e nos bambuzais, aparecendo em bandos familiares de 3 a 4 indivíduos. Inspeciona ativamente os galhos e as folhagens à procura de insetos em bandos mistos.
Típico dos tepuis venezuelanos na fronteira com o Brasil, aparece no estado do Amazonas, no pico da Neblina e na região de Parima.